Principal Artigo 🌟 O que é CSAT?

🌟 O que é CSAT?

Última atualização em Jul 07, 2025

CSAT significa Customer Satisfaction Score, ou em português:

Índice de Satisfação do Cliente

É uma métrica muito usada em relatórios de atendimento para medir o quanto o cliente ficou satisfeito com o atendimento ou serviço recebido.


📊 Relatório CSAT - Satisfação do Cliente

CSAT (Customer Satisfaction Score) é uma métrica simples e eficaz que mede o quanto o cliente ficou satisfeito com o atendimento recebido.

Como funciona o CSAT?

Após um atendimento, é comum o sistema enviar uma pergunta como:

💬 Pergunta enviada ao cliente após o atendimento:
“Você ficou satisfeito com o atendimento?”

"Você ficou satisfeito com o atendimento?"
(1 = Nada satisfeito | 5 = Muito satisfeito)

Ou:

"Como você avalia este atendimento?"
(👍 Sim | 👎 Não)

As respostas (como 👍 ou 👎, ou de 1 a 5) são registradas e transformadas em uma porcentagem.

🔢 Cálculo do CSAT

Fórmula:

CSAT (%) = (Clientes satisfeitos ÷ Total de respostas) × 100

  • 100 clientes responderam

  • 85 deles ficaram satisfeitos (nota 4 ou 5)

  • CSAT = (85 ÷ 100) × 100 = 85%

📈 Exemplo de Relatório de Atendimento

🎯 Como usar o CSAT

  • Medir a qualidade do atendimento ao cliente

  • Reconhecer os agentes com melhor desempenho

  • Melhorar treinamentos e processos internos

ℹ️ Dica: CSAT acima de 80% indica ótima satisfação!
Fique de olho nessa métrica para manter a excelência no atendimento.